Para 2014: Desafio das Releituras


Em 2013, comecei a fazer resenhas em vídeo de alguns livros. Acabou se tornando algo que eu reservo pra livros que gostei muito, ou que gostei muito pouco. 2013 também foi um ano em que li muito - minha contagem no Skoob marca 52 livros lidos, o que dá aproximadamente um livro por semana o ano todo, e isso mesmo com as longas semanas que passei sem ler nem uma linha. No todo, foi um ano de boas surpresas literárias.

Há muito tempo, contudo, venho tentando arranjar espaço nas minhas leituras pra reler alguns livros queridos e não consigo. Esse ano, abri uma exceção para Em Chamas, porque queria e precisava relembrar algumas coisas antes da estreia do filme. Mas há ainda muitos livros por reler, e tempo de menos conforme a minha pilha de livros inéditos cresce descontrolavelmente. Como conciliar as duas coisas?

No ano retrasado, eu fiz um vídeo em que questiono os motivos por trás da leitura compulsiva. Sou da opinião de que a leitura é algo que tem que ser feito com prazer, e não com obrigação. À partir do momento em que se torna uma atividade mecânica e fadada a desapontamentos quando é "deixada de lado" por qualquer motivo que seja, perde seu propósito enquanto lazer - logo, seu propósito primordial. Mesmo assim, é inevitável não se deixar abater ou oprimir por uma fila de mais de cem livros esperando para ser lidos. A gente se sente na obrigação de fazer aquela fila baixar, especialmente porque quer continuar comprando sem culpa. Mas isso não precisa impedir que livros queridos sejam relidos, que antigas aventuras sejam revividas. Pelo contrário, acho até que aumenta a expectativa por novos livros, ajuda a acalmar aquela ressaca literária que pega a gente de vez em quando.

Então, pra 2014, eu proponho um desafio: pelo menos uma vez por mês, irei reler e resenhar um livro que me deixou saudades. Na resenha, vou contar as experiências da releitura, e o que mudou da primeira vez para agora. E convido vocês a fazerem o mesmo! Quem quiser participar, aqui vão as regras:

DESAFIO DAS RELEITURAS
Regras:

- Reler e resenhar pelo menos um livro por mês em 2014
- O livro escolhido precisa ter sido lido pela primeira vez há pelo menos três anos
- Especificar, na resenha, quando foi lido pela primeira vez
- Me mandar os links pra que eu possa conferir :)

Meu plano de releituras para 2014 está assim:

Janeiro: A menina que roubava livros, de Markus Zusak (afinal, o filme estreia dia 30 de Janeiro!)
Fevereiro: Harry Potter e a pedra filosofal, de J.K.Rowling
Março: Harry Potter e a câmara secreta, de J.K.Rowling
Abril: Depois daquela viagem, de Vanessa Piassa Polizzi
Maio: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, de J.K.Rowling
Junho: Harry Potter e o cálice de fogo, de J.K.Rowling
Julho: A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón
Agosto: Harry Potter e a ordem da fênix, de J.K.Rowling
Setembro: A hospedeira, de Stephenie Meyer
Outubro: Harry Potter e o enigma do príncipe, de J.K.Rowling
Novembro: Harry Potter e as relíquias da morte, de J.K.Rowling
Dezembro: Eu sou o mensageiro, de Markus Zusak

Não sei se isso vai mudar, nem se eu vou conseguir reler mais livros ao longo dos meses. Acho provável que eu acabe lendo todos os Harry Potter's de uma vez, mas vamos ver como a coisa flui.

E lembrem-se: Estão todos convidados a participar também! Vejam isso como um incentivo pra ler mais o que vocês estão afim, e menos o que vocês se sentem obrigados a ler ;)
Beijocas

5 comentários:

  1. eu comecei a reler os harry potter esse ano num esquema tosco comigo mesma. eu andava começando a ler muitos livros e parando no meio (e isso é a pior coisa NO MUNDO). então eu comecei a ler harry potter e lia tudo numa velocidade monstro. o esquema que eu fiz foi: eu só posso ler o próximo Harry Potter se eu conseguir ler um outro livro inteiro. e a coisa super funcionou <3 I'm happy

    ResponderExcluir
  2. also: o fato de a Aninha estar pegando um monte de livros meus emprestados me faz querer reler algumas coisas também... Meio estranho ver outra pessoa apaixonada pelo livro que você já foi apaixonada também hahaha

    ResponderExcluir
  3. Esse ano acho que o único livro que reli foi The Great Gatsby, mas queria reler taaantos e não consegui :/ Actually, acho mais fácil eu reler os meus livros preferidos do que ler os pendentes, hahaha. Por isso que eu nunca releio!
    Olha Larissa, te desejo força nessa empreitada! Eu não vou nem me oferecer pra participar porque sei que não vou conseguir. Então boa sorte aí!

    ResponderExcluir
  4. Estava super pensando em participar quando apareceu a regrinha ' O livro escolhido precisa ter sido lido pela primeira vez há pelo menos três anos', uma vez que eu sou muito nova (tenho 14!) mas foi aí que parei e pensei que seria bem mais divertido tentar lembrar o que eu lia aos 11 anos! Vai ser um pouco difícil de lembrar, mas estou aceitando o desafio. Qualquer coisa se falar algum eu releio um mais recente mesmo =D

    ResponderExcluir
  5. Amei demais o projeto. Morro de vontade de reler alguns e tbm A menina que roubava livros, afinal esse livro é perfeito! Adorei, acho q vou participar!
    bjoka Lari

    ResponderExcluir

 
Larissa Siriani | Copyright © Design por Naiare Crastt • Mantido pelo Blogger